Helpdesk Público

o parceiro das Entidades Adjudicantes

em matéria de Contratação Pública

Contratação Pública finalmente eficiente e acessível a todos

Onda

Procurement  em
Contratação Pública para Entidades Públicas

O serviço de Procurement do Helpdesk Público apoia as Entidades Públicas na identificação e análise de fornecedores em contexto de Contratação Pública.


Combinamos conhecimento jurídico e económico com bases de dados atualizadas e ferramentas de análise avançada, para ajudar a escolher e a validar fornecedores de forma mais segura, transparente e alinhada com os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pelas Nações Unidas.

Porque é que o Procurement é um desafio na Contratação Pública?

Para muitas Entidades Públicas, encontrar fornecedores adequados e diversificados

continua a ser um desafio.


A limitação de tempo e de recursos internos leva a que, muitas vezes, se recorra repetidamente aos mesmos operadores económicos, o que aumenta a exposição a questões por parte do Tribunal de Contas, das autoridades competentes, dos órgãos de comunicação social e até por parte da própria comunidade.


Ao mesmo tempo, ficam por aproveitar inúmeras empresas que poderiam ser fornecedoras do Estado, incluindo micro e pequenas empresas de regiões mais remotas, cuja participação poderia contribuir para compras mais sustentáveis, para a coesão territorial e para a criação de emprego qualificado em zonas de baixa densidade populacional e eventualmente desfavorecidas.

Os serviços do Helpdesk Público na área do Procurement

Identificação de Fornecedores em Contratação Pública

O primeiro pilar do nosso serviço de Procurement é a identificação de fornecedores para cada necessidade concreta da Entidade Pública.

A partir da área de atividade económica (CAE) e da natureza do contrato a celebrar, identificamos potenciais fornecedores que podem responder às necessidades da entidade.
Quando se trata de empresas com histórico no mercado público, podemos também filtrar por CPV adjudicado, identificando quais os Operadores Económicos que já executaram contratos semelhantes, com que entidades e em que condições.

Este serviço permite:

  • alargar o leque de fornecedores consultados;
  • reduzir a dependência de sempre “os mesmos” operadores económicos;
  • reforçar a transparência e a percepção pública de imparcialidade nas compras;
  • incorporar critérios de diversificação territorial e de dimensão empresarial, contribuindo para compras mais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Due Diligence e Análise de Risco de Fornecedores

O segundo pilar do serviço de Procurement é o Due Diligence dos potenciais fornecedores, a pedido da Entidade Pública.

Antes da adjudicação de um contrato, especialmente quando estão em causa valores mais elevados ou contratos mais sensíveis, a Entidade Pública precisa de garantir que o fornecedor é confiável e está em situação regular.
O Helpdesk Público realiza, de forma independente, uma análise estruturada dos fornecedores, que pode incluir:

  • situação económica e sinais de risco financeiro;
  • histórico de relações com o Estado e comportamento em contratos anteriores;
  • verificação de ausência de incidentes relevantes em Contratação Pública;
  • análise de eventuais dívidas e incumprimentos declarados em fontes não públicas;
  • identificação de possíveis conflitos de interesses, incluindo ligações empresariais entre concorrentes;
  • mapeamento de relações societárias e participações cruzadas relevantes para a decisão de adjudicação.

No final, entregamos um relatório de Due Diligence claro e fundamentado, que apoia a decisão da Entidade Pública e contribui para demonstrar o cuidado e a diligência exigidos pelo compliance.

Tecnologia, Dados e Independência ao Serviço das Entidades Públicas

O nosso serviço de Procurement  assenta em três pilares essenciais: dados, tecnologia e isenção.

Trabalhamos com uma das bases de dados mais abrangentes sobre o Mercado Público em Portugal,

 com informação atualizada diariamente a partir de múltiplas fontes oficiais.


A nossa equipa utiliza ferramentas de análise de dados e sistemas de inteligência artificial para lhe fornecer:

Informação Relevante

"ao cruzar informação sobre todos os contratos públicos, Entidades e Operadores Económicos"


Identificar Padrões

"ao identificar padrões de comportamento com base em todo o histórico do Mercado Público"


Ligações Empresariais

"ao detectar ligações empresariais relevantes para a análise de risco, incluindo ligações transfronteiriças"

A independência do Helpdesk Público em relação aos fornecedores é um fator central:
prestamos um serviço de apoio à decisão às Entidades Públicas,
sem interesses comerciais na seleção dos operadores económicos analisados.

Como funciona o serviço de Procurement

Para simplificar a utilização do serviço, seguimos um processo claro e transparente.

1. Pedido da Entidade Pública

A entidade envia-nos informação sobre o procedimento e o tipo de apoio pretendido (identificação de fornecedores, Due diligence, ou ambos).

2. Definição de critérios de análise

Em conjunto, afinamos critérios como CAE, tipo de contrato, dimensão mínima/máxima dos fornecedores, critérios de sustentabilidade ou outros requisitos relevantes.

3. Recolha e tratamento de informação

A nossa equipa procede à pesquisa e análise de dados, aplicando metodologias próprias de identificação e avaliação de fornecedores.

4. Relatório e apoio à decisão

Entregamos um relatório com os resultados da identificação e/ou Due Diligence, incluindo notas de risco e elementos relevantes para fundamentar a decisão de adjudicação.

5. Acompanhamento posterior

Sempre que necessário, acompanhamos a entidade em eventuais esclarecimentos internos, auditorias ou pedidos de informação por parte de entidades de controlo.

Modelos de colaboração com Entidades Públicas

Para se adaptar a diferentes realidades, o serviço de Procurement pode ser prestado em vários modelos.

Por procedimento

Apoio pontual à Entidade em procedimentos específicos, quando é necessário identificar fornecedores ou realizar Due Diligence em casos concretos.

Pacotes de horas

Modelo indicado para Entidades que, ao longo do ano, precisam de apoio recorrente na análise de fornecedores em Contratação Pública.

Acordos de colaboração

Para Entidades com maior volume de Contratação Pública, que pretendem integrar o Procurement especializado do Helpdesk Público nos seus processos internos de compras públicas.

Quer saber mais?

Tem três formas de saber mais sobre o Helpdesk Público e sobre os nossos serviços, pode agendar de forma prática e imediata uma reunião com a nossa Equipa, pode preencher o formulário e um elemento da nossa Equipa entrará em contacto consigo ou continuar a explorar as informações no nosso website. Selecione a opção pretendida através dos acessos diretos que criamos para si.