FAQ'S Contratação Pública


Nesta área encontra um conjunto de questões relacionadas com a temática da

Contratação Pública

  • O que é a Contratação Pública?

    É o ato de aquisição de bens e serviços pelo Estado e outras Entidades Públicas, necessários ao seu funcionamento.

  • Quais são os tipos de contratos públicos?

    Aquisição de serviços, empreitadas de obras públicas, locação ou aquisição de bens móveis, concessão de obras públicas e concessão de serviços públicos.

  • Quais são os princípios fundamentais da Contratação Pública?

    Concorrência, Transparência e Igualdade.

  • Quais os tipos de procedimentos pré-contratuais previstos na Contratação Pública?

    • Ajuste Direto;     
    • Concurso Público;
    • Consulta Prévia;
    • Concurso Limitado por Prévia Qualificação; 
    • Procedimento de Negociação;
    • Diálogo Concorrencial;
    • Parceria para a Inovação;                                 
  • O que é um Ajuste Direto?

    Ajuste Direto é o procedimento em que a Entidade Pública convida diretamente um ou vários operadores económicos à sua escolha a apresentar uma proposta.

  • Qual o valor limite do Ajuste Direto para a aquisição de bens e serviços?

    No procedimento de Ajuste Direto Regime Geral o valor limite é de 20.000€ e no Regime Simplificado o valor limite é de 5.000€.

  • Qual o valor limite do Ajuste Direto para obras e empreitadas?

    No procedimento de Ajuste Direto Regime Geral o valor limite é de 30.000€ e no Regime Simplificado o valor limite é de 10.000€

  • O que é uma Consulta Prévia?

    Consulta Prévia é o procedimento em que a Entidade Pública convida diretamente pelo menos três operadores económicos à sua escolha a apresentar proposta, podendo com eles acertar aspectos da execução do contrato a celebrar.

  • Qual o valor limite da Consulta Prévia para aquisição de bens e serviços?

    Na Consulta Prévia o valor limite para a aquisição de bens e serviços é de 75.000€.

  • Qual o valor limite da Consulta Prévia para obras públicas e empreitadas?

    Na Consulta Prévia o valor limite para obras públicas e empreitadas é de 150.000€.

  • O que é um Concurso Público?

    Concurso Público é o procedimento de Contratação Pública aberto à concorrência, que permite que qualquer operador económico possa submeter uma proposta onde apresenta as condições e valores dos seus serviços ou produtos.

  • O que é um Concurso Público Urgente?

    O procedimento de Concurso Público Urgente é um processo de cariz excepcional com regras diferentes do Concurso Público de Regime Geral e por isso só deve ser utilizado em função de uma real urgência.

  • Qual o valor limite de um Concurso Público para a aquisição de bens e serviços?

    No Concurso Público, o valor limite para a aquisição de bens ou serviços é de  21.000€ para entidades públicas. O limite para o Estado é de 139.000€.

  • Qual o valor limite de um Concurso Público para obras públicas e empreitadas?

    No Concurso Público o valor limite para obras públicas e empreitadas é de 5.350.000€.

  • O que é um Concurso Limitado por Prévia Qualificação?

    Concurso Limitado por Prévia Qualificação é um procedimento de duas fases (qualificação e adjudicação), através das quais se verifica se os operadores económicos reúnem os requisitos minimos de capacidade técnica e financeira, definidos pela Entidade Pública, sendo que só os operadores económicos admitidos na primeira fase poderão apresentar uma proposta.

  • Quando posso adotar o procedimento de Concurso Limitado por Prévia Qualificação?

    Quando existe a necesidade de verificar a capacidade técnica e financeira do operador económico.


  • Qual o valor limite dos procedimentos por Prévia Qualificação?

    Os valores-limite para o Procedimento de Prévia-Qualificação são os mesmos do Concurso Público.

  • O que é um Procedimento de Negociação?

    O Procedimento de Negociação divide-se em duas fases, uma fase de verificação das capacidades técnicas e financeiras do operador económico e uma fase de negociação que permite que os operadores económicos possam melhorar os atributos da sua proposta.

  • O que é um Diálogo Concorrencial?

    O Diálogo Concorrencial divide-se em duas fases: uma fase de qualificação e uma fase de apresentação de soluções e diálogo com os operadores económicos habilitados. Neste procedimento, o caderno de encargos só é elaborado depois de terminadas todas as fases.

  • Quando posso adotar o procedimento de Diálogo Concorrencial?

    Quando as Entidades Públicas tenham a necessidade de adquirir bens ou serviços de soluções inovadoras, requeiram em circunstâncias específicas  fases de negociação prévias à celebração do contrato e quando não for possível definir especificações técnicas.

  • O que é uma Parceria para a Inovação?

    É um procedimento relativo à celebração de contratos de investigação e desenvolvimento.

  • Quando posso adotar o procedimento de Parceria para Inovação?

    O procedimento de Parceria para a Inovação pode ser adotado quando a Entidade Pública pretender comprar um bem, um serviço ou uma obra  com determinadas características que não encontra no mercado.

  • O que são as plataformas eletrónicas de compras públicas?

    São estruturas onde são publicados os procedimentos de compras públicas.

  • Quais são as plataformas electrónicas de compras públicas existentes em Portugal?

    • Vortalgov;
    •  Acingov;
    •  Anogov;
    •  Saphetygov;
    •  Compras PT;
  • Onde são anunciados os Concursos Públicos?

    Todos os concursos públicos são anunciados no Diário da República Online.

  • O que é um programa de procedimento?

    É um documento que contém todas as normas de um procedimento, desde o seu inicio até à celeberação do contrato.

  • O que é um caderno de encargos?

    É um documento que define as especificidades de um procedimento desde os prazos, requisitos técnicos, entre outros.

  • Quais são os requisitos para poder concorrer a um procedimento de Contratação Pública?

    • Regularidade fiscal;
    • Ausência de dividas ao Estado;
    • Habilitado legalmente para o processo de compras públicas.
  • Onde são publicitados os contratos públicos?

    No Portal Base.

  • Na Contratação Pública, o que são selos temporais?

    Os selos temporais garantem a integridade, autenticidade e autoria de um documento e certificam a data e hora em que o mesmo foi assinado.

  • Num procedimento de Contratação Pública em que consiste a caução?

    A caução determina a garantia da celebração de um contrato bem como o cumprimento de todos os deveres legais e contratuais.

  • Num procedimento de compras públicas o que é a adjudicação?

    A adjudicação diz respeito à seleção e aprovação da proposta que cumpre com os requisitos estipulados nas peças de procedimento.

  • Quais são os critérios de adjudicação?

    Os critérios de adjudicação são variáveis, mas os mais comuns são:

    • Preço mais baixo;
    • Melhor relação qualidade-preço;
  • O que são os documentos de habilitação?

    Os documentos de habilitação são os documentos necessários para participar num procedimento e celebrar um contrato e atestam que o operador económico cumpre com os requistos descritos no programa de procedimento e na Lei.

  • Quais são os documentos de habilitação?

    • Declaração do anexo II  do Código dos Contratos Públicos;
    • Documentos comprovativos de que se encontra nas situações previstas nas alÍnea b),d),e) e h)  do nº 1 do artigo 55º;
    • Outros documentos que possam ser exigidos, e que não constam das peças do procedimento;
  • O que é o relatório preliminar?

    É um documento elaborado pelo júri do procedimento após a análise das propostas e que propõe a ordenação e a exclusão das mesmas. 

  • O que é o relatório final?

    É o documento elaborado pelo júri, no qual apresenta o operador económico que apresentou a proposta mais vantajosa e com o qual pretendem celebrar o contrato.

  • Na Contratação Pública o que é o preço base?

    O preço base é o preço máximo a que a Entidade Pública se dispõe a pagar pela execução do contrato. 

  • A que contratos se aplicam as regras da Contratação Pública previstas na parte II do CCP (Código dos Contratos Públicos)?

    As regras da Contratação Pública previstas no Código dos Contratos Públicos aplicam-se às seguintes Entidades ( artigo 2.º, n.º1):

    • Estado;
    • Regiões Autónomas;
    • Autarquias Locais;
    • Institutos Públicos;
    • Entidades Administrativas Independentes;
    • Banco de Portugal;
    • Fundações Públicas;
    • Associações Públicas;
  • O que é um certificado digital?

    O certificado digital é uma ferramenta eletrónica que permite a identificação de uma pessoa ou entidade num determinado sistema digital como por exemplo as plataformas eletrónicas de compras públicas, fazendo a conexão com o documento de identificação da pessoa ou o NIF da entidade.

FAQs Funcionamento

Nesta área encontra um conjunto de perguntas frequentes relacionadas com o

Helpdesk Público

  • O que é o Helpdesk Público?

    É o seu parceiro em matéria de Contratação Pública.

  • O que faz o Helpdesk Público na Contratação Pública?

    Através da nossa plataforma inovadora, prestamos suporte em todas as áreas fundamentais para uma Contratação Pública eficiente.

  • Como posso ser cliente do Helpdesk Público?

    Através da ativação de um dos modelos de subscrição.

  • Como criar uma conta no Heldpesk Público?

    A conta é criada de forma simples e ágil no momento em que subscrever um dos nossos serviços.

  • O que inclui a subscrição dos serviços do Helpdesk Público?

    Para além do acesso a suporte imediato em Contratação Pública, tem incluído minutos de suporte, acesso à Central de Conhecimento, Boletins Informativos periódicos e outros benefícios reservados aos nossos Subscritores.

  • Que tipos de subscrição existem?

    Subscrição Mensal, Semestral e Anual.

  • De que forma prestam os vossos serviços no processo de compras públicas?

    Os nossos serviços são  prestados de forma digital e sustentável à distância de um click.

  • O que vos diferencia dos demais no processo de compras públicas?

    O nosso modelo de atuação é absolutamente inovador e disruptivo.

  • Sendo digital, quais os meios de atendimento para prestarem serviços em Contratação Pública?

    Os nossos meios de atendimento são via áudio, vídeo e texto.

  • Quais os meios de atendimento por áudio?

    Através da nossa central digital de atendimento que o coloca em contacto com a especialidade de suporte pretendida em breves segundos.

  • Quais os meios de atendimento por vídeo?

    Através da nossa central digital de atendimento, que mediante marcação efetua a ligação por vídeo com todas as especialidades fundamentais na Contratação Pública.

  • Quais os meios de atendimento por texto?

    Por duas vias distintas, a mais acessível é através de um chatbox disponível no nosso site, e também através comum e-mail.

  • Têm atendimento presencial?

    Não,  priveligiamos o atendimento nos moldes digitais por uma questão de acessibilidade, de eficiência e de sustentabilidade.

  • O Helpdesk Público é uma plataforma de compras públicas?

    Não. Mas prestamos suporte a todos os que estão no processo de vendas ao Estado através desta via.

  • O Helpdesk Público é um escritório de advogados?

    Não, mas contamos na nossa equipa com juristas altamente especializados em Contratação Pública.

  • Qual o preço do vosso serviço?

    O preço do nosso serviço, para além do valor da subscrição, é o valor gasto em suporte, sempre de forma controlada por si, conforme as suas necessidades sendo esse tempo de serviço prestado taxado ao minuto.

  • Posso ser cliente enquanto empresário em nome individual ou preciso de ser uma pessoa coletiva?

    Sim, pode ser cliente em nome individual, desde que tenha atividade aberta e regularizada em termos fiscais.

  • O que ganho em ser cliente do Helpdesk Público?

    Terá acesso de forma imediata, cómoda e simples a um conjunto único de serviços fundamentais para atuar no mercado de compras públicas com toda a compliance.

  • Sou uma entidade pública, posso usufruir dos vossos serviços?

    Sim. Prestamos suporte 360º em torno de um procedimento.

  • Sou uma entidade privada o que necessito para estar no mercado das compras públicas?

    Deve estar habilitado a cumprir um conjunto de requisitos necessários para atuar no mercado da Contratação Pública.

  • É obrigatório dar o NIPC/NIF?

    Sim. Se não o fizer não conseguimos formalizar o atendimento e prestar as devidas informações.

  • Para é que solicitam o meu NIF pessoal?

    O campo NIF destina-se a identificar o utilizador autorizado das empresas, este número fiscal nunca vai ser utilizado para efeitos de facturação nem para emissão de qualquer documento com efeitos fiscais, apenas será usado para controlo e para validação do contacto efetuado.

  • Como posso ter acesso ao Portal do Cliente?

    Só pode ter acesso ao Portal do Cliente se for subscritor dos nossos serviços.

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